
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Você, querido brasileiro(a) que vai ler esse texto agora, acha que valoriza o seu país como deve? É daqueles que fala que o Brasil é o melhor país do mundo, ou sempre faz questão de ressaltar que esse país é uma m...?
Foi lendo um post no blog
Cidadania.com que eu resolvi dissertar um pouco sobre isso. No texto a que estou me referindo, Eduardo Guimarães, o dono do blog, relata a experiência da filha na Austrália, enquanto vê que os seus colegas, de diversas partes do mundo respeitam, valorizam e falam bem dos seus países, enquanto os brasileiros que reclamam de um sem número de coisas sobre o seu país, dão margem para os outros não pensarem muito bem do Brasil.
Isso nós podemos ver até no nosso cotidiano, mesmo. Numa rádio, por exemplo. Se for numa daquelas bem famosas, repare em quantas músicas nacionais você ouve hoje em dia. Não que sejam poucas, mas sempre haverá umas 5 ou 10 músicas estrangeiras para cada música nacional que você ouvir.
Dificilmente a gente se vê valorizando algum produto da cultura nacional atualmente. Estamos sempre dando preferência às coisas que vem de fora (filmes, músicas, séries de TV, além de outras coisas mais comuns, como por exemplo comprar uma simples Coca-Cola na padaria da esquina).
A política então, nem se fala. Bem que o povo queria ter uma imagem melhor dos políticos, mas sempre aparece um escândalo pra mutilar um pouquinho mais a nossa esperança.
Mas porque será que a nossa sociedade está vangloriando a cultura estrangeira e deixando de lado a nossa própria cultura? (Provavelmente você vai pensar que a cultura brasileira está ruim, mesmo, e que isso não é culpa sua)
E se a imagem que o Brasil imprime para o seu próprio povo, o que custa ajudar a melhorar um pouco essa situação?
♥our lips must always be sealed
17:28