terça-feira, 21 de abril de 2009
Peço licença para lembrar que o dia de hoje, pelo menos na capital do país, é muito mais que o dia de
Tiradentes. Hoje é o dia de lembrar aos brasilienses e
candangos o quanto Brasília é especial, e bonita, e moderna. Afinal, é difícil lembrar-se das coisas boas daqui todo dia.
Brasília, além de ser uma cidade jovem, impressiona por ter um planejamento urbano muito organizado. Aqui, as ruas não vão surgindo ao acaso. Ao invés disso, a cidade é organizada por quadras, delimitadas, e que supostamente impediriam o crescimento desordenado da cidade. Hoje, apenas essas quadras não garantem que não encontrem um jeitinho novo de ocupar mais espaço.
É um erro achar que todo dia se vê um político andando pelas ruas daqui, como se apenas eles, e seus subordinados habitassem essa cidade. Ainda me lembro que certa vez, os jornais locais divulgaram como manchete o simples fato do presidente Lula ter usado o Eixo Monumental (avenida que é direcionada à Esplanada dos Ministérios - e também a mais larga do mundo) para chegar ao Palácio do Planalto, para mais um dia de trabalho. O Presidente usar uma pista comum apenas aos frequentadores não-ilustres da cidade é um acontecimento raríssimo, como por exemplo, você estar vivo para presenciar o início de um novo ano em Plutão (este só acontece a cada 248 anos terrestres).
Acima do crescimento desordenado, da política, e da desigualdade social que salta aos olhos, Brasília é a cidade do funcionalismo público. Seja no Governo Federal ou do Governo do Distrito Federal (não existem municípios aqui), trabalhar no serviço público é simplesmente o máximo. Você tem sempre um salário garantido, até a aposentadoria. Não demitem funcionários por causa da crise financeira, apenas deixam de contratar. Aliás, não se fala em demissão no serviço público, e sim exoneração (eu sei, é praticamente a mesma coisa), que por sua vez, não é uma coisa muito frequente aos olhos do povo.
Brasília ainda consegue ser considerada um bom exemplo em muitas coisas. É um Patrimônio Mundial da Unesco. Consegue ter uma qualidade do ar razoavelmente boa, mesmo havendo praticamente um carro para cada dois habitantes. É uma das cidades com a melhor qualidade de vida no mundo. É considerada uma cidade bastante rica (o PIB per capita daqui é um dos maiores do Brasil).
Os criadores de Brasília imaginavam que a cidade, pelo menos até 100 anos após sua inauguração, ainda fosse um ícone de modernidade. Os moradores daqui esperam que em 2060, Brasília ainda seja moderna, mesmo. E que essa modernidade não se restrinja apenas às curvas que Niemeyer trouxe à essa cidade.
♥our lips must always be sealed
14:21